Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 4 min.31/10/2016 

O que são Casas astrológicas?

Entenda o que elas representam no seu Mapa Astral | Glossário Personare

As Casas astrológicas correspondem a 12 divisões do céu, estabelecidas de acordo com o local e a hora de nascimento de cada pessoa. Elas nunca mudam de posição e cada uma é delimitada por um signo do zodíaco. A presença dos signos e de um ou mais planetas na casas dá significado a elas.

Quando Vênus está na Casa 1, implica diferentes condições de quando está na Casa 6, por exemplo. Assim como Áries posicionado na Casa 2 é diferente de quando ocupa a Casa 4. Além disso, as Casas também podem ser agrupadas em três grupos: angulares (primeira, quarta, sétima e décima Casas), sucedentes (segunda, quinta, oitava e décima primeira) e cadentes (terceira, sexta, nona e décima segunda).

O que as Casas astrológicas representam no Mapa Astral?

Abaixo, você pode conferir um breve significado de cada Casa. Para uma análise mais profunda, veja, no seu Mapa Astral, os signos e planetas que tocam as diferentes áreas da sua vida.

  • Casa 1 (Ascendente): representa a pessoa analisada no Mapa. Mostra a personalidade, o modo de dar início às coisas, o temperamento e a maneira como é vista pelos outros.
  • Casa 2: representa o que pertence à pessoa e a forma como ela lida com suas posses. Ainda mostra a capacidade de ganhar dinheiro e o sentido de valor e segurança.
  • Casa 3: é o ambiente em que a pessoa vive, o vínculo entre irmãos, tios e primos. Também representa as pequenas viagens e as formas de expressão e comunicação.
  • Casa 4: representa o lar, as raízes familiares e a influência da família de origem.
  • Casa 5: representa os hobbies, os divertimentos e os romances. Ainda diz respeito ao amor que a pessoa transmite, a esportes e à educação dos filhos.
  • Casa 6: representa o dia-a-dia, o trabalho, a saúde e os hábitos.
  • Casa 7 (Descendente): descreve as parcerias conjugais e de negócios, o casamento e o que a pessoa espera encontrar em quem elege como cara-metade.
  • Casa 8: é a maneira como a pessoa lida com as posses dos outros e como partilha o próprio dinheiro. Está relacionada a heranças, morte e regeneração.
  • Casa 9: representa filosofias, religiões e ensino superior. Ainda diz respeito a viagens longas e à relação com o estrangeiro.
  • Casa 10: representa a vida pública, a profissão, a fama, o prestígio e o reconhecimento.
  • Casa 11: envolve a turma da pessoa, os grupos dos quais ela faz parte e a relação entre ela e os amigos.
  • Casa 12: representa a saúde mental e também o inconsciente coletivo, as fraquezas que a pessoa oculta dentro de si, os seus bloqueios secretos e a capacidade de experiência na vida.

Curiosidades

Nem todas as Casas de um Mapa Astral são ativadas por planetas, e isso é extremamente comum. Raro é encontrar um Mapa com todas as Casas contendo planetas. Uma Casa vazia só está vazia aparentemente; o fato de não haver um planeta ali não muda o fato de que todas as Casas são ativadas por signos e cada signo é regido por um planeta. Assim sendo, se você não tem planetas na Casa 2, por exemplo, isso não significa que a sua vida financeira não tem importância. O astrólogo toma o signo e o regente da Casa 2 e interpreta a vida financeira a partir destes dados.

Nossos especialistas

Alexey Dodsworth é astrólogo há quase 30 anos, membro da MENSA, autor das análises de Astrologia.

– Vanessa Tuleski é astróloga e realiza consultas astrológico-terapêuticas, pessoais ou à distância.

– Maria Eugênia de Castro, astróloga, também é fundadora e presidente da Sociedade de Astrologia do Rio de Janeiro.

– Clarissa de Franco é psicóloga e atua na temática da morte (perdas, luto e suicídio) e no debate entre religião e ciência, passando por temas como ateísmo e Astrologia.

– Marcia Fervienza é astróloga há mais de 15 anos, membro da American Federation of Astrologers e colaboradora em Astrologia para diversas revistas.

– Giane Portal é astróloga especializada em análise de relacionamentos, o que utiliza em seus atendimentos astrológicos. Faz parte do Conselho Deliberativo da Central Nacional de Astrologia.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.