Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 2 min.01/02/2018 

O que significa sonhar com banheiro?

Descubra como nossa intimidade e naturalidade podem ser refletidas nesse simbolismo | Glossário Personare

Banheiros são locais em que os nossos “excessos” são eliminados. Fazemos as nossas necessidades, cuidamos da nossa higiene e, eventualmente, passamos mal. Ou seja, é no banheiro que obedecemos aos chamados mais básicos da nossa condição humana.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

Por outro lado, é também o lugar em que ficamos diante do espelho e nos vemos da maneira mais transparente possível. Onde lidamos com a nossa própria natureza, o ritmo de nosso funcionamento e as necessidades do nosso corpo. Um local no qual nos sentimos livres e somos espontâneos – qualidades que, num sonho, podem se revelar comprometidas dependendo das condições desse banheiro.

Além disso, o banheiro é um lugar de intimidade e privacidade, embora também haja os banheiros públicos. Dessa forma, sonhar com banheiro privativo ou com banheiro público pode nos dizer coisas bem diferentes. Podemos pensar, por exemplo, em como está a relação do sonhador com sua própria noção de intimidade e com a noção do que é público e coletivo.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como é esse banheiro? O que ocorre nesse cenário? Está limpo ou sujo? Possui paredes e portas? Há algo de diferente ou inesperado nesse banheiro?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Exponho-me de maneira muito pública e sem diferenciação?
  2. Tenho um espaço de privacidade e intimidade para ser eu mesmo em minha vida?
  3. Sou hábil em proteger minha intimidade?

Possíveis aplicações

São comuns os sonhos em que o banheiro utilizado não tem porta e as paredes estão quebradas ou são de vidro. Isso pode indicar que há uma exposição inadequada de questões íntimas do sonhador ao mundo exterior.

 

Banheiros sujos e sem divisórias também podem indicar a dificuldade de se ter um espaço privativo e íntimo para ser mais espontâneo.

 

 

Outra possibilidade comum é sonhar que se está apressado no banheiro. Isso pode indicar certa interferência nos ritmos naturais e na satisfação de necessidades básicas do sonhador.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.