O que significa sonhar com bebê?

Cuidar de um bebê ou ignorá-lo, bebê prematuro ou filho de alguém conhecido: veja significados destes e mais sonhos | Glossário Personare

Sonhar com bebê pode significar que você está passando pelo início de uma situação em que será necessário investir muito em seu desenvolvimento, a fim de ver frutificar esse projeto, relação ou experiência. A nível simbólico, um bebê é como uma semente, onde se encontra todo o potencial da pessoa que poderá vir a ser.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com bebê

  • O bebê é prematuro ou parece ser um adulto ou uma pessoa já idosa?
  • Como você reage a esse bebê?
  • Você o ignora ou lhe dá colo? Você o alimenta ou não interage com ele?
  • O bebê está nascendo? De quem ele é?
  • Ou ele é um recém-nascido que está sendo cuidado por alguma pessoa que conhece?
  • Há vários bebês? Alguns estão morrendo ou estão doentes?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com bebê

  • Meus desejos estão à flor da pele nesse momento? Estou intensamente querendo algo, sem muita disposição para esperar a realização dessa vontade?
  • Estou diante de algum ou vários projetos para iniciar, ou aspirando envolver-me com algum?
  • Estou para começar uma relação, um trabalho, estudo ou curso?
  • Percebo-me mais espontâneo, natural e até mesmo inocente diante de certas pessoas e situações?
  • Descobri um talento nascendo em mim mesmo? Em caso positivo, aproveite para cuidar dele, “alimentá-lo” e desenvolvê-lo.

Entenda possíveis aplicações de sonhar com bebê:

Sonhar com bebê prematuro

Quando um bebê é prematuro no sonho, pode ser que ainda não é o momento de se dedicar a determinado projeto ou circunstância. Ou você pode ainda não estar preparado para vivenciar essa situação, uma vez que alguns complexos psicológicos (padrões de comportamento negativo) podem estar te sabotando para se envolver nesta nova experiência.

Sonhar com bebê com aparência de velho ou uma face adulta

Se o bebê tem aparência de velho ou uma face adulta, pode representar que você tem a oportunidade de iniciar uma nova fase de algum projeto antigo. Ou mesmo se dedicar a uma nova experiência com a qual, de alguma maneira, sempre pensava ou desejava se envolver. Outro significado é o de que esse projeto agora está maduro o suficiente para receber a sua dedicação. Cuidado apenas para não ser tão rígido ou sério com aquilo que está prestes a começar.

O modo como o sonhador reage ao bebê em seu sonho pode indicar a sua maneira de lidar com o que está nascendo e iniciando em sua vida.

Sonhar que ignora o bebê

Se ignora o bebê, pode ser que não esteja percebendo a oportunidade de desenvolver novos potenciais ou projetos em seu dia a dia.

Sonhar que interage com o bebê

Caso esteja alimentando, dando colo e interagindo amorosamente com o bebê, isso pode representar que está numa fase propícia para se dedicar bem a algum novo empreendimento ou experiência.

Sonhar com o bebê de uma pessoa conhecida

Se o bebê está nascendo de alguém conhecido, seja alguém famoso ou que faça parte da sua vida cotidiana, tente refletir sobre as características principais da personalidade desta pessoa ou sobre a fase mais marcante que ela já passou ou está passando. Você pode estar diante de uma fase em que terá a oportunidade de desenvolver as mesmas atitudes dessa pessoa. Se não gosta dessas atitudes, ótimo – o sonho está te alertando que você está entrando numa fase em que poderá evitar a expressão desses atributos.

Sonhar com bebês morrendo ou doentes

Se há vários bebês e alguns estão morrendo ou doentes, pode ser que você esteja numa fase de muitas ideias e projetos. Obviamente, muito disperso por não saber a qual se dedicar, então saiba que alguns não irão se desenvolver. Concentre-se naquele em que você se sentirá mais natural, espontâneo e criativo, pois assim terá melhores oportunidades de fazê-lo crescer e se expandir.

Momento de assumir postura mais consciente

Claro que o bebê também é um ser puro. Ainda não foi “contaminado” pela cultura, pela educação etc. Desse modo, sonhar com bebê tende a indicar uma fase em que não estamos ainda muito conscientes do que está acontecendo conosco, interna e externamente, em relação a uma determinada circunstância.

Sendo assim, é também um pedido para sermos mais prudentes e não tão inocentes na fase em que nos encontramos, mas sem perder a espontaneidade, claro. Afinal, os bebês são muito naturais, sinceros e autênticos, portanto valerá a pena expressarmos essa autenticidade natural nas atividades cotidianas.

Ânsia pelo imediatismo

Ao mesmo tempo, um bebê é um ser muito instintivo, que praticamente come, bebe e dorme. E quando quer algo, quer naquele instante. Não tem noção do tempo, simplesmente é movido por seus instintos de sobrevivência. Daí a associação simbólica com aquele tipo de situação em que não temos muita paciência para esperar que um desejo seja atendido. A ânsia por satisfação é gigante e imediata.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.