Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.11/01/2017 

O que significa sonhar com cemitério?

Sonhos com cemitério podem sinalizar o fim próximo de algo, queira o sonhador ou não. Descubra outros significados | Glossário Personare

Sonhar com cemitério pode indicar uma dimensão pessoal em que certas coisas perdem o propósito e força vital. Isso acontece porque, simbolicamente, o cemitério é o local onde vai tudo aquilo que tem um fim – seja da vida humana, animal ou objetos.

Confira a seguir mais detalhes para entender melhor sobre o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com cemitério

  • Este cemitério é conhecido ou desconhecido?
  • É convencional, é arcaico, é moderno?
  • Como o sonhador se sente nesse local: amedrontado, assustado, tranquilo, sereno, contemplativo, horrorizado?
  • Que interações ocorrem ali?
  • Há covas abertas, fechadas, simples, detalhadas, há imagens, estátuas?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com cemitério

  • Que parte de mim está sem vida, sem tônus, sem energia? O que precisa morrer para que outra parte se nutra e apareça em minha personalidade?
  • Reverencio ou banalizo processos de luto em mim? Permito-me entrar em contato com meus fracassos, perdas e limites? Temo a morte ou contemplo-a como parte da vida?
  • Compreendo e valido meus ciclos internos e naturais ou exerço forte controle sobre tudo?
  • Reconheço o limite final de minhas vivências quando elas acabam ou fico carregando pesos mortos pela vida?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com cemitério:

Sonhar que está em um cemitério

Sonhar que está em um cemitério pode indicar tanto um limite claro para a existência de certos aspectos da psique do sonhador quanto um local em que se observa tranquilamente a transformação e os ciclos da vida. Os sentimentos gerados pelo sonho podem nortear essa compreensão.

Sonhar que está indo a um cemitério

Sonhar que se está a caminho do cemitério pode referir-se a situações que estão chegando ao fim, para as quais o sonhador já não dispõe mais de energia e que precisarão morrer e se transformar ou simplesmente serão terminadas, já que o cemitério é um símbolo da morada final na perspectiva da vida no corpo.

Sonhar que acompanha um funeral

Acompanhar um funeral em um cemitério, num sonho, pode indicar que há um processo interno de luto e reverência a um aspecto que já não está mais presente de forma ativa na personalidade.

Sonhar com covas abertas em um cemitério

Num sonho em que as covas aparecem abertas em um cemitério, seria interessante pensar que a psique pode estar à espera de uma revisão e alteração da personalidade em que certas coisas precisam partir.

Sonhar que personagens saem das covas

Também com a terra aberta, se personagens saem das covas, no sonho, aspectos psíquicos antigos e abandonados, como hábitos, crenças e ideias, podem estar retornando à psique. Se isso é positivo, somente o sonhador poderá avaliar.

Significados de cemitério

A palavra “cemitério” relaciona-se etimologicamente com a expressão “fazer deitar” e, em nossa cultura, é visto como o local em que repousa a matéria do corpo quando a alma o deixa. Na verdade, cemitérios foram criados para abrigarem qualquer tipo de morte. Há cemitério de carros, de lixo, de material nuclear, de pessoas, animais. Chamamos de cemitério aquele pratinho que colocamos à mesa para jogar quaisquer resíduos dos alimentos, mas o que há de comum entre todos é o fato de abrigarem aquilo que perdeu a vida, perdeu sua forma atuante, deixou de existir para seus devidos propósitos terrenos – morreu. Um carro velho que já não anda mais, uma semente que cuspimos no prato, o lixo que se decompõe nos aterros e o corpo que morre são exemplos de como um cemitério pode estar relacionado a vários tipos de “resíduos”, aquilo que resta.

Dentro dessa perspectiva, os sonhos com cemitério chamam nossa atenção para alguma dimensão nossa em que certas coisas deixaram de ter propósito, perderam sentido, perderam força vital, perderam energia psíquica. E é fundamental observar toda a cena que se passa nesse local, e não somente o local em si.

Conceitos de vida x morte

Ao mesmo tempo, o cemitério é um local de muita vida, já que todo o processo se dá embaixo da terra. Embora a matéria esteja sem vida, ela nutre a vida ao redor dela. O cemitério é onde todo esse processo ocorre.

Para muitos, o cemitério é um local de paz, de serenidade, de silêncio. Para outros, evoca o medo, o desconhecido, o contato com o mundo dos mortos. A verdade é que ambas as visões fazem parte desse simbolismo. Os cemitérios abrigam a morte, a vida, a arte, a memória familiar, a história e cultura de um povo. É bastante diferente sonhar com um cemitério como a morada dos mortos e como um local histórico e artístico, e essas questões devem ser observadas pelo sonhador.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.