Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.25/01/2018 

O que significa sonhar com despedida?

O desapego ao velho e a recepção de uma nova realidade. Entenda mais | Glossário Personare

A despedida, independentemente de como se manifesta, seja por um adeus ou uma partida, sempre infere em deixar algo em busca de outro algo. Ela é o último acontecimento antes da mudança e, constantemente, a praticamos em nossas vidas. Nos despedimos de fases que acabaram; de pessoas que viajaram, faleceram ou, simplesmente, não fazem mais parte de nossas vidas; de objetos que não desejamos mais; de um estado civil que se altera; de uma casa na qual não mais moraremos, etc.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

O adeus ou a partida é sempre o prenúncio de algo novo que está por vir e, simultaneamente, de algo velho que vai ficar para trás. A despedida é o início de uma transição e está muito atrelada à própria morte, ainda que simbólica.

Para que algo novo aconteça, muitas vezes, algo antigo precisa morrer para ceder espaço. Sendo necessário, às vezes, um tempo de luto para a compreensão de que os ciclos ocorrem e fazem parte da nossa existência. A despedida é a incorporação do desapego ao velho e a recepção de uma nova realidade sem a existência daquilo que foi deixado para trás.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como se dá a despedida? De quem ou do que se despede? É uma despedida dolorosa ou bem-vinda?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Do que preciso me desfazer?
  2. Que relações já não servem mais ao meu processo de desenvolvimento?
  3. Como lido com as situações que me demandam desapego e aceitação?
  4. Como recebo o novo em minha vida?

Possíveis aplicações

Despedir-se de alguém em um sonho parece indicar certo afastamento das características que tal personagem evoca na personalidade do próprio sonhador.

 

 

Despedir-se de alguém que já faleceu pode envolver uma tentativa do inconsciente de elaborar tal perda.

 

 

 

A despedida de um lugar pode significar o desligamento com um território psíquico que já não faz mais sentido para o sonhador. Um lugar que comporta certas crenças, comportamentos e visões de mundo que já não servem mais.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.