Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.24/05/2018 

O que significa sonhar com fezes?

Entre os simbolismos, está a vontade de se afastar de algo que não faz bem. Descubra mais| Glossário Personare

As fezes geralmente servem para nos aliviar. É uma necessidade biológica, já que nossos corpos não trabalham de forma eficiente quando estamos com vontade de ir ao banheiro. Queremos nos livrar daquela sensação rapidamente. Por isso, simbolicamente, sonhar com fezes pode sinalizar a necessidade de tratar algo que rejeitamos e queremos eliminar de nossas vidas.

Confira mais detalhes para ajudar a entender melhor o que sonhou.

REFLITA SOBRE O CONTEXTO DE SONHAR COM FEZES

  • De que maneira o sonhador interage com o símbolo?
  • Quais os sentimentos vivenciados nessa interação?
  • O que as fezes representam para o sonhador?

REFLITA SOBRE O QUE O INCONSCIENTE PODE ESTAR SINALIZANDO AO SONHAR COM FEZES

  • De que maneira eu lido com aquilo que não aprecio em mim mesmo?
  • Entro em contato com o impuro em mim ou rejeito esta parte em minha personalidade?
  • Atendo minhas necessidades quando elas surgem ou postergo as resoluções que me trazem alívio?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com fezes:

SONHAR QUE O LUGAR ESTÁ SUJO DE FEZES

Sonhar com um lugar todo sujo de fezes ou um vaso sanitário que transborda fezes pode indicar que o sonhador não consegue mais fugir da parte que rejeita em si mesmo, embora o tente. O lado feio e sujo precisa ser enxergado e transformado.

SONHAR QUE TOCA NAS FEZES

Sonhar que mexe nas fezes nos faz pensar que há uma disponibilidade interna do sonhador para entrar em contato com esse lado mais sombrio. Há espaço psíquico para lidar com as próprias inconsistências e deficiências do ego.

SONHAR QUE DEFECA

Fazer cocô em um sonho, pode indicar a necessidade de ser espontâneo e de tornar conteúdos sombrios mais visíveis e conscientes.

FEZES SÃO UMA NECESSIDADE DO CORPO FÍSICO

As fezes são resíduos excedentes da alimentação que se transformam em uma massa indiscriminada de elementos, que é eliminada por uma necessidade natural do corpo.

No trajeto da digestão, os nutrientes necessários para o corpo são processados e absorvidos e, como resultado, aquilo que não será aproveitado pelo corpo torna-se excremento.

Em nossa cultura, são fortemente ligadas à sujeira, ao impuro, a algo digno de nojo, desprezo e, certamente, algo com que ninguém quer ter muito contato. Embora evacuar seja um dos atos mais naturais e necessários para o bom funcionamento do organismo e também das emoções, costumamos atender à essa necessidade biológica e buscamos rapidamente nos livrar dessa “coisa que não nos pertence”. Não é a toa que quando dizemos que alguém está enfezado, nos referimos a alguém mau-humorado, irritadiço e nervoso e um corpo cheio de fezes não pode trabalhar com eficiência, alterando também a mente e as emoções.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.