O que significa sonhar com igreja?

Sensação de insegurança ou necessidade de entrar em contato com seu poder pessoal. Descubra mais simbolismos | Glossário Personare

Sonhar com igreja pode ter significados opostos. Entender qual deles se adequa ao seu momento depende de uma reflexão pessoal. Para quem considera um local sagrado, o inconsciente pode estar sinalizando a importância de se  reunir com pessoas que partilhem dos mesmos ideais. No entanto, há quem cumpra o ritual religioso de forma mecânica e, nesse caso, sonhar com igreja pode representar a falta de propósito do sonhador no momento atual de sua vida.

Confira a seguir mais detalhes para entender melhor o que sonhou.

REFLITA SOBRE O CONTEXTO DE SONHAR COM IGREJA

  • A igreja está em ruínas?
  • É uma igreja moderna?
  • A igreja está vazia ou cheia?
  • Está havendo um culto?
  • Você evita entrar lá ou se sente desconfortável dentro da igreja?
  • Você é o padre, pastor, celebrante?
  • Você é um obreiro ou coroinha? Ou apenas um dos fiéis?
  • Você se percebe muito diferente da maioria das pessoas ali?

REFLITA SOBRE O QUE O INCONSCIENTE PODE ESTAR SINALIZANDO AO SONHAR COM IGREJA

  • Você está se percebendo com o desejo de fazer parte de algum grupo ou se reunir com amigos que pensam de forma semelhante à sua para realizarem algo em que acreditam?
  • Tem agido de forma bem mecânica ao cumprir com certas obrigações apenas por mera formalidade?
  • Está se sentindo desamparado e disposto a pedir ajuda, proteção e cuidados?
  • Como tem vivenciado a sua fé? Está descrente, sem confiança no futuro? Busca reconstruir aquilo que acredita para concretizar suas metas com mais convicção?
  • Como tem lidado com a mãe ou com figuras de autoridade? De que maneira tem exercido o seu poder pessoal: subjugando-se ou impondo-se ditatorialmente?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com igreja:

SONHAR QUE A IGREJA ESTÁ DESTRUÍDA

Quando se sonha com uma igreja em ruínas, provavelmente a sua fé está abalada ou as crenças em que você acreditava não estão te servindo mais. Por isso, pode ser uma época importante para reconstruir a sua fé. Não por acaso, os sonhos com uma igreja novinha, pintada, com aspecto moderno, tendem a indicar que está havendo uma renovação dos paradigmas que o sonhador segue e professa.

SONHAR QUE UM CULTO ACONTECE NA IGREJA

Um sonho em que o culto está acontecendo dentro da igreja pode revelar que você esteja envolvido em algum movimento social no qual um trabalho em equipe, em prol dos ideais compartilhados, encontra-se a todo vapor.

SONHAR QUE FAZ PARTE DO CULTO

Se você é aquele que celebra o ritual, pode ser que tenha a oportunidade de exercer liderança e motivar as pessoas desse grupo. Se é apenas um obreiro ou funcionário dessa igreja, ajudando no culto, é bem provável que esteja sendo bastante prestativo aos membros desse time. Ou, se é um fiel presente no culto, pode ser que deseje apenas fazer parte desse movimento coletivo.

SONHAR QUE ESTÁ DESCONFORTÁVEL DURANTE A CELEBRAÇÃO

Todavia, caso não se sinta à vontade nesta celebração dentro da igreja, é bem provável que esteja se sentindo deslocado em relação às outras pessoas de alguma coletividade – possivelmente por não aceitar a ideologia, as crenças e as responsabilidades que querem te oferecer para cumprir.

REPRESENTAÇÃO MATERNA E NECESSIDADE DE PROTEÇÃO

Ainda que existam igrejas de diversas vertentes (igreja católica, presbiteriana, metodista, pentecostal etc.), todas nos remetem a um tipo de promessa, como se cada uma delas dissesse às pessoas “Venham aqui, porque poderão sentir-se protegidos, seguros, acolhidos”.

Não por acaso, a igreja tem, conforme mencionado no Dicionário de Símbolos (de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Editora José Olympio, página 501), estreita relação com o simbolismo da mãe. “A Igreja é considerada como a Esposa do Cristo e a Mãe dos Cristãos.” Nesse sentido, ao sonhar com igreja, a pessoa possivelmente está passando por uma fase em que se sente mais carente e insegura, desejando mais amparo, querendo colo. A recomendação aqui é buscar se nutrir de situações, relacionamentos e atividades que lhe proporcionem essa segurança.

Muitas pessoas, em momentos agudos de crise existencial, encontram socorro na igreja. Entram totalmente desamparados e até mesmo dão vazão a choros convulsivos e a um processo catártico neste ambiente acolhedor. Psiquicamente falando, sonhar com igreja pode revelar que a pessoa está se sentindo confusa, temerosa, perdida, e precisa reconstruir sua fé, sua sintonia com Deus/Vida/Espiritualidade.

ACREDITE EM SEU PODER PESSOAL

Há gente que tem verdadeira revolta com a igreja católica. Consideram-na uma “mãe impiedosa” que manipula seus filhos (fiéis) para ter poder sobre eles. Consequentemente, quem tem esse tipo de reação e visão, quando sonha com a igreja, tende a estar numa fase de maior rebeldia e até mesmo embate com alguma figura de autoridade (tal como o pai, a mãe, o chefe, o patrão etc.). Enfim, precisa entrar em contato com sua maneira de enxergar e lidar com seu poder pessoal, sem deixar-se ser vítima da imposição tirânica de terceiros nem exagerar no autoritarismo dominador.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.