Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.25/01/2018 

O que significa sonhar com olho?

Entenda como você está enxergando o mundo à sua volta e que sentimentos pode estar escondendo | Glossário Personare

Os olhos são órgãos bastante complexos e altamente valorizados em nossa sociedade – assim como o sentido ligado a eles, a visão. Superestimada, estamos muito habituados a nos pautar nela para as decisões em nosso dia a dia, mesmo que isso não seja exatamente confiável. Conforme dizem alguns ditados populares, como “O que os olhos não veem o coração não sente” e o famoso “quem vê cara, não vê coração”, há diversas formas de iludir e enganar a visão. Ela não é uma referência completa para nossa percepção do mundo.

No entanto, ver o mundo, suas cores e as pessoas é uma dádiva inegável. Por essa razão, inúmeros mitos, contos e estórias têm o olho como símbolo central. O Olho de Sauron, em Senhor dos Anéis, por exemplo, traz o caráter perverso de um olho invasivo, controlador e que foca em manter tudo sob sua ordem.

Já o Olho de Rá/Hórus, na cultura egípcia, é bastante popular e transformou-se em um amuleto de proteção e sabedoria. Ele carrega um imenso poder e foi fonte de inspiração para O olho da providência da maçonaria, isto é, o olho do grande arquiteto do universo, o olho que tudo vê, a onisciência, mas com conotação diferente do Olho de Sauron.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

Outro exemplo é o terceiro olho, o qual está associado a um aspecto mais intuitivo e menos orgânico do ver.

Além disso, quem nunca ouviu a expressão “os olhos são a janela da alma”? Pois bem, esse é outro aspecto dos olhos. Eles, em geral, transmitem as emoções e expressam os sentimentos de forma mais autêntica. Ainda que a boca ou as atitudes demonstrem algo diferente. Dizem que os olhos são a parte do corpo que não pode ser modificada, nem mesmo com cirurgias, porque os olhos carregam o olhar.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como e em que contexto o símbolo se apresenta no sonho ? É um olho vívido, mórbido ou humano? Como o sonhador se sente diante do símbolo? O sonho retrata algum acontecimento com os olhos do sonhador? Como é a visão e o olhar desse olho: nítida, turva, distante?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Enxergo minha vida de forma realista ou vejo apenas aquilo que quero ver, iludindo-me?
  2. Sinto-me observado ou observo a outros de maneira invasiva e julgadora?
  3. Minha visão de mundo é ampla e criativa ou rígida e limitada? Em que circunstância observo essa tendência?

Possíveis aplicações

Quando os olhos do sonhador estão em foco no sonho, a visão turva pode indicar certa dificuldade de enxergar a realidade tal qual se apresenta e da mesma forma.

 

 

Uma visão nítida pode indicar que o sonhador observa seu entorno com clareza ou está buscando fazê-lo.

 

 

 

Um olho suspenso e aleatório, que observa o sonhador, pode indicar que existe um sentimento de perseguição ou inadequação. Isso pode aparecer na vida do sonhador como insegurança, timidez ou o contrário, um senso de autoimportância. Vai depender dos sentimentos que permeiam o sonho.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.