O que significa sonhar com pássaro?

Liberdade, leveza ou dispersão. Identifique quais simbolismos se encaixam em sua realidade || Glossário Personare

Sonhar com pássaro pode indicar uma vontade pessoal de querer sentir-se mais livre. Esse desejo possibilitaria lidar com a fase atual ou a que entrará em sua vida de uma maneira leve. O simbolismo do pássaro nos remete ao desejo de aliviar o peso das obrigações materiais, profissionais e familiares. Não necessariamente fugir, apenas encarar as responsabilidades com mais leveza.

Confira a seguir mais detalhes para ajudar a entender melhor o que sonhou.

REFLITA SOBRE O CONTEXTO DE SONHAR COM PÁSSARO

  • Você se vê como um pássaro no sonho?
  • Você apenas observa o(s) pássaro(s) voando?
  • Em qual cenário? Em qual ambiente o pássaro está?
  • Há interação entre você e o pássaro?
  • Como você reage? Ele te ataca? Você tem, de alguma maneira, medo do(s) pássaro(s)? Ou interage de forma amigável com ele(s)?

REFLITA SOBRE O QUE O INCONSCIENTE PODE ESTAR SINALIZANDO AO SONHAR COM PÁSSARO

  • Gostaria de não encarar a vida de modo tão sério? Aspira viver uma fase de maior leveza diante das obrigações ou simplesmente gostaria de descansar mais, entrar de férias?
  • Percebe-se mais distraído, disperso e aéreo? Percebe-se adotando ora uma opinião ora outra? Encontra-se confuso em relação às suas crenças, ao que você acredita ou às suas ideias?
  • Você tem notado que está mais curioso, querendo aprender determinados temas e adquirir alguns conhecimentos? Está em busca de mais informações? Você se sente mais aberto às relações e socializando com uma frequência maior?
  • Está em busca do seu norte? De seguir aquilo que acredita como sendo parte de seu destino? Percebe-se mais conectado com a natureza, com o divino, com sua alma?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com pássaro:

SONHAR QUE É UM PÁSSARO

Caso você seja um pássaro no sonho ou se veja como um, provavelmente, existe uma predisposição para expressar de maneira mais evidente características como curiosidade, leveza, dispersão, distração e conexão com o divino. Vale a pena observar quais delas se encaixam em sua vida e, se forem as mais negativas, reflita sobre seu momento atual. Com a ajuda da consciência, ao prestar atenção ao seu comportamento, evitará que exagere nessas atitudes.

SONHAR QUE ESTÁ OBSERVANDO UM PÁSSARO VOAR

Se você está apenas observando os pássaros voarem, será importante perceber em que cenário ou ambiente eles se encontram. Caso seja um ambiente associado ao seu trabalho ou ao seu núcleo familiar, pode ser que nessa área da vida você tenha a oportunidade de encontrar um propósito maior para o que vem vivendo ou ainda viverá.

Por exemplo, se os pássaros estão num cenário onírico que remete ao seu ofício, pode ser que você esteja se sentindo bem por trabalhar com o que realmente faz sentido para você. Em outras palavras, está numa fase profissional em que o trabalho tem um significado maior pra você. Por outro lado, também pode ser que,  nessa esfera da sua vida, você se encontre mais distraído, dispersivo ou, até mesmo, querendo fugir das responsabilidades.

SONHAR QUE ESTÁ INTERAGINDO COM UM PÁSSARO

Na possibilidade de estar interagindo com o pássaro, será importante observar como essa relação está acontecendo. Se o pássaro ou vários pássaros lhe atacam, pode ser o inconsciente querendo chamar, urgentemente, a sua atenção para que encare a vida com mais leveza, com um propósito maior, se socializando mais e conhecendo mais pessoas.

Se você está reagindo de forma amigável com o(s) pássaro(s), pode ser que esteja se sentindo à vontade consigo mesmo e mais leve ou, simplesmente, está mais aberto a desenvolver as características positivas associadas ao simbolismo do pássaro.

DÊ ATENÇÃO ÀS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

O simbolismo pode indicar uma tendência do sonhador a ficar mais “aéreo”, isto é, distraído. O pássaro – a nível psicológico – tende a indicar aquelas características mais dispersivas e instáveis do comportamento humano. Essa associação dos pássaros com o ar pode sugerir também a possibilidade de o sonhador estar mais curioso e disposto a desenvolver suas habilidades intelectuais, comunicativas e sociais.

RELAÇÃO COM PROPÓSITO DE VIDA

Além disso, conforme retrata o Dicionário de Símbolos (José Olympio Editora, 18a ed), escrito por Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, “a palavra pássaro, no Corão, é muitas vezes tomada como sinônimo de destino: no pescoço de cada homem atamos seu pássaro” (pg. 687). Nesse caso, o sonhador pode estar lidando com situações em que enxerga um propósito maior para aquilo que está vivenciando. Ele tem a oportunidade de perceber um sentido para determinada experiência, responsabilidade ou relação. Tal sentimento pode vir acompanhado de um comportamento mais sublime, elevado e de conexão com sua alma (ou com a espiritualidade).

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.