O que significa sonhar com sangue?

Conheça significados de sonhos com doação de sangue, perda de sangue e aversão a esse líquido, entre outras situações | Glossário Personare

Sonhar com sangue, em termos simbólicos, pode fazer com que você reflita sobre a forma com que está vivendo: com alegria e vivacidade ou tédio e desânimo? É retratado por diversas vertentes – a religião cristã, que associa sangue à vida; a biologia, que retrata as funções vitais deste elemento. Como está vinculado a calor, tanto vital quanto corporal, e enaltece a cor vermelha, o sangue faz referência ainda às paixões.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com sangue

  • Você está perdendo sangue em função de algum acontecimento, tal como corte ou ferida?
  • Está doando sangue?
  • O sangue está em enorme quantidade à sua volta, enaltecendo a vermelhidão do ambiente ao redor?
  • Você tem medo do sangue ou está vermelho de raiva?
  • O líquido está em você, por toda a sua face?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com sangue

  • Está sentindo a vida pulsante, cheio de energia ou falta-lhe vitalidade nesta fase em que se encontra?
  • Você está apaixonado, seja por alguém, algum projeto, por si mesmo ou pela vida como um todo?
  • Quer sentir que seu laço com alguém é eterno, isto é, vencerá os desafios do tempo?
  • Percebe-se mais aberto a circular socialmente e a sentir a excitação prazerosa em sua convivência com as pessoas?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com sangue:

Sonhar que está perdendo sangue

É preciso observar bastante sua disposição física e seu ânimo no cotidiano quando você perde sangue em um sonho, pois trata-se de uma perda da vitalidade. Esse tipo de sonho merece atenção especial, principalmente ao considerarmos o ambiente ou a pessoa envolvida. Se for o seu chefe ou o local de trabalho, pode ser que esta relação profissional ou o próprio emprego estejam drenando a sua energia. Nesse caso, é necessário descobrir meios de conversar com tal pessoa, melhorar seu relacionamento com ela e passar a executar as tarefas profissionais com mais entusiasmo.

Sonhar que está doando sangue

Caso esteja doando sangue, pode ser que você esteja “injetando” ânimo e coragem nas pessoas ao seu redor. Sua atitude geral tem motivado a todos.

Sonhar que o tem muito sangue à sua volta

Se o sangue está em enorme quantidade à sua volta, enaltecendo a vermelhidão do ambiente, procure saber se essa imagem não é uma compensação psíquica (um contrabalanço simbólico) para o fato de você estar desanimado, pouco inspirado neste momento de sua vida. Veja também se não se encontra num estado eufórico exagerado, a mil por hora. Tente equilibrar a expressão de sua vitalidade para não acabar chegando à exaustão nem à apatia.

Sonhar que tem medo do sangue

Muitas vezes, a reação de medo de sangue por parte do seu ego-onírico (você dentro do sonho) pode significar que você tem receio de se apaixonar, de sociabilizar e desfrutar do prazer. Talvez você precise desempenhar suas atividades de um modo mais animado, sentindo a vida com maior intensidade, por encontrar-se tão receoso de se deixar levar pelas emoções. Esse significado também se aplica ao estar “vermelho de raiva” no sonho, porque a energia (sangue) poderá estar bastante concentrada na razão, na mente, no intelecto (cabeça). É como se os sentimentos e emoções estivessem sendo reprimidos, evitando que o que se passa em seu íntimo seja revelado.

Simbolismo histórico

A história registra, por exemplo, o quanto os rituais antigos, como de cultos pagãos e de irmandades ocultistas, faziam uso dos juramentos de sangue. Além, claro, daquela circunstância (a qual, antes dos tempos da AIDS, era comum entre casais apaixonados) de fazer um pequeno furo no dedo para a mistura do sangue de ambos ao colarem os dedos furados. É como se selassem a amizade ou o amor por meio desse pacto. Situações como estas retratam o caráter passional do simbolismo do sangue.

Fluidez da energia vital

O fato de esse líquido circular por todo o corpo humano pode, a nível simbólico, indicar a importância do livre fluxo da energia vital; em outras palavras, da interação com os outros, da versatilidade para estabelecer contato com uma diversidade de pessoas e ambientes, o que traz mais energia e felicidade à vida.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.