Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.23/05/2018 

O que significa sonhar com sol?

Ligação com o mundo das ideias e originalidade são alguns dos simbolismos. Descubra outros | Glossário Personare

O sol é a principal estrela do Sistema Solar e é por causa dele que conseguimos viver na Terra. Comparando sua função de “protagonista” com simbolismos, pode-se entender que ele representa a luz da própria consciência humana. Está intimamente ligado à clareza de ideias, à autenticidade, à originalidade, ao discernimento e singularidade dos indivíduos. É fortemente associado ao centro da consciência que é o Ego.

Confira a seguir mais detalhes para ajudar a entender melhor o que sonhou.

REFLITA SOBRE O CONTEXTO DE SONHAR COM SOL

  • Em que contexto esse sol aparece?
  • É um sol que ilumina ou que está encoberto?
  • Ele ofusca ou traz nitidez à visão do sonhador?
  • Ele queima ou acalenta?
  • Há alguma interação do símbolo com o sonhador, algum diálogo, alguma mensagem? Como o sonhador se sente ao observar ou interagir com o símbolo?

REFLITA SOBRE O QUE O INCONSCIENTE PODE ESTAR SINALIZANDO AO SONHAR COM SOL

  • Emano a minha própria luz ou fico à sombra de outros em minha vida?
  • Reconheço meu valor e singularidade ou sou devorado pelo coletivo?
  • Observo a vida com clareza e nuances? Sou capaz de discernir em meio ao caos ou me deixo levar por aspectos sombrios de mim mesmo?
  • Reverencio a vida por sua simples existência?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com sol:

Sonhar que se está tomando banho de sol

Pode indicar uma boa disposição a tornar-se mais consciente de si e de sua própria individualidade. Há um prazer com a própria identidade que permeia a vida do sonhador.

Sonhar que o sol está encoberto

Um céu onde o sol está encoberto ou eclipsado pode indicar certa fragilidade e desvitalização, seja por algum problema de saúde físico ou por circunstâncias em que o sonhador se vê apagado, não reconhecido, anulado.

Sonhar que o sol ofusca o sonhador

Um sol que ofusca ou queima o sonhador pode indicar certa hipervalorização de si mesmo, um excesso de auto-confiança prejudicial ou uma tendência mais narcisista que traz sofrimento ao sonhador.

INTERPRETAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA

Há inúmeras simbologias em torno do Sol que nos fornecem substratos para o entendimento de sua representação arquetípica e consequentemente psicológica. Em praticamente todas as mitologias de todas as culturas há um deus Sol ou pelo menos uma importante alusão ao luminar. Assim ocorre no Egito-Rá/Horus, na Grécia-Hélios/Apolo, a deusa Sól da mitologia nórdica, Guaraci na Mitologia Tupi-Guarani, Tezcatlipoca (antes de se tornar o deus das trevas na mitologia Azteca), Surya na Índia, Sol Invicto deus consagrado no final do Império Romano protetor dos soldados, entre muitos outros.

Na Astrologia, por exemplo, o Sol simboliza o Eu, a própria identidade do indivíduo e a forma como este é ou busca ser no mundo. O Signo Solar retrata a maneira como lidamos e produzimos nossa própria luz e,consequentemente, como isso se refletirá em nosso entorno e nossas relações.

LIGAÇÃO DIRETA COM A EXISTÊNCIA

O sol, como toda estrela, é uma rocha incandescente que produz sua própria luz, isto é, ele é a própria fonte que se retroalimenta e se mantém viva. É essencial à vida já que, sem ele, plantas, animais e seres humanos deixam de existir. O sol regula a temperatura de todo o planeta de modo que ele seja habitável, mesmo nos pólos. Por exemplo, é através dos vegetais que nos nutrimos de luz do sol, sintetizada em energia calórica.

A nomenclatura “astro rei” é carregada de simbolismo e permite um entendimento maior sobre a importância do sol. É ele que nos permite enxergar cores e contrastes com nitidez,  o oposto do que acontece a noite, em que tudo fica indiferenciadamente escuro e monocromático.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.