Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.31/08/2016 

O que significa sonhar com tempestade?

Descubra significados de fugir ou permanecer numa tempestade em um sonho, e mais | Glossário Personare

Sonhar com tempestade pode representar, simbolicamente, o nível de energia ou emoções que o sonhador guarda dentro de si. Esses sentimentos acumulados podem resultar em uma tempestade. Ou seja, sonhar com este fenômeno pode indicar a necessidade de canalizar essa energia em algo que será produtivo.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com tempestade

  • Como ocorre a tempestade?
  • Como o sonhador se posiciona em relação a ela?
  • Que emoções o contato com este símbolo evoca?
  • Há eletricidade nessa tormenta?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com tempestade

  • Negligencio minhas emoções a ponto de não conseguir mais lidar com elas de maneira saudável?
  • Permito que aquilo que me esgota e incomoda seja respondido de maneira dosada ou solto tudo de uma vez de modo destrutivo em minhas relações?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com tempestade:

Sonhar que uma tempestade está acontecendo

As tempestades em um sonho podem apontar que a psique está sobrecarregada e chegou ao limite. A tempestade ensina ao sonhador que o acúmulo de emoções pode se voltar contra ele de maneira destrutiva, podendo irromper em atitudes impetuosas que afastam oportunidades ou no desconto de frustrações em pessoas ou situações que não necessariamente são a fonte do incômodo.

Sonhar que está abrigado de uma tempestade

Estar abrigado de uma tempestade em um sonho pode indicar que há saída criativa para evitar o descontrole emocional. Pode também trazer reflexão sobre maneiras de lidar com os incômodos da realidade. Essas maneiras podem ser estados meditativos e de repouso ou o aprendizado de responder aos incômodos de forma “homeopática”, sem deixar que eles se acumulem ao ponto de não poderem ser mais contidos ou liberados saudavelmente.

O que a tempestade simboliza?

Tempestades são formações naturais a partir de uma grande quantidade de água condensada. É água ou gelo que cai dos céus de forma intensa, contínua e, muitas vezes, violenta. É uma expressão revolta deste elemento e cheia de movimento, em todas as direções. Como símbolo psíquico, essas informações nos permitem refletir sobre nossas tormentas internas, sobre um choro desesperado e incontido, sobre a dinâmica de fluir por não poder mais suportar.

O limite foi atingido e agora o sonhador se depara com um resultado que pode ser destrutivo, mas não necessariamente. Novamente, é preciso observar como se dá a dinâmica do sonho como um todo e como o sonhador se relaciona com o símbolo.

Conter demasiadamente alguma coisa, seja água, energia ou emoções, certamente leva a um acúmulo, e na psique não é diferente. Energia demasiadamente contida uma hora precisa ser canalizada, seja de maneira consciente ou inconsciente, seja de maneira criativa ou destrutiva.

Zeus, na mitologia, era o deus das tempestades, especialmente aquelas com relâmpagos, mostrando o caráter elétrico, nervoso e impetuoso deste símbolo. Tal eletricidade nos faz refletir sobre o nível de estresse e exacerbação dos limites que uma atitude acumulativa pode gerar.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Também é autor das análises de Numerologia do Personare.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.