Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.03/11/2015 

O que significa sonhar que está caindo?

Cair no sonho pode representar um alerta. Conheça significados e aprenda a interpretar | Glossário Personare

Sonhar com quedas de objetos, pessoas ou do próprio sonhador pode simbolizar um certo descontrole, um desprendimento e também à entrega. Cair é ser atraído pela mesma força que nos mantém em pé e grudados na terra.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com queda

  • Como se dá essa queda?
  • De onde se dá a queda?
  • Quem cai?
  • Que sensações e emoções acompanham essa queda?
  • O sonhador acorda repentinamente após essa imagem?
  • Onde a queda termina?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com queda

  • Estou estressado e tenso a ponto de não conseguir relaxar, nem quando posso?
  • Como vejo e lido com os movimentos deprimidos e profundos que encontro?
  • O que precisa perder importância em minha vida?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com quedas:

Sonhar que está caindo de algum lugar

Os sonhos em que o sonhador se vê em queda de algum lugar, seja um abismo, escada, montanha etc., e acorda repentinamente de sobressalto, pode indicar que o trânsito da consciência para o inconsciente se deu de maneira rápida demais e precisa ser retomado. Pode indicar também um relaxamento profundo de musculaturas anteriormente tensionadas, sendo os espasmos musculares acompanhados da imagem da queda, que é interrompida a fim de preservar o sonhador e reorganizar esse aprofundamento no inconsciente de forma adequada.

Sonhar com quedas violentas

Uma queda violenta ou fatal em um sonho pode indicar que o sonhador tem altas expectativas em alguma esfera de sua vida, sem ter os devidos recursos emocionais para bancar o próprio desejo, sendo impossibilitado de obter sucesso em suas tentativas.

Pode também ser um alerta para que o sonhador transforme sua atitude consciente e ajuste suas expectativas para prevenir um movimento de oposição na vida objetiva.

Sonhar com quedas de objetos ou outras pessoas

Em sonhos com quedas de objetos ou outras pessoas, é fundamental que se analise qual símbolo está em queda.

Tipos de queda representam significados diferentes

A queda é a certeza da gravidade, a certeza de que estamos conectados e firmados ao chão. Uma queda pode ser um acidente, mas também pode ser intencional, e esse dado num sonho é importante. É diferente de se jogar, ser empurrado ou cair acidentalmente em um sonho, e cada uma dessas ações enrique o entendimento do símbolo da queda.

No imaginário coletivo, a queda é sempre um símbolo negativo, mas do ponto de vista psíquico, a queda pode ser um símbolo necessário de alerta ao sonhador.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.