Traição é o acúmulo de mentiras internas de cada um dos parceiros – com eles mesmos e entre os parceiros. E ela traz um importante aprendizado para todos. No áudio abaixo, você entende o que está por trás da infidelidade para quem trai, é traído ou só se envolve com pessoas comprometidas.
Motivos que podem levar à traição
Baixa autoestima
Às vezes, a pessoa tem problema de baixa autoestima, precisando se sentir valorizada e validada. Assim, acha que a energia da conquista a ajudará a conseguir isso. Essas pessoas traem porque têm o desejo de sempre validarem seu amor-próprio, que, na realidade é ilusório.
Medo de se envolver
Outra razão para a infidelidade pode ser também o medo de se envolver. À medida que a pessoa percebe que se envolverá emocionalmente, ela trai, na intenção de interromper esse sentimento.
Medo de ser traído(a) novamente
Existe mais um motivo que leva as pessoas a traírem: o fato de já terem sido vítimas de uma traição. O medo de passar pela situação novamente é tão grande que, para se sentirem “aliviadas”, preferem trair antes, para que, caso aconteça com elas, não sejam tão atingidas emocionalmente.
Por último, o que pouca gente fala é que a vítima da traição geralmente carrega consigo um desafio pessoal de assumir a responsabilidade pelos seus atos e entender qual foi sua contribuição, de forma negativa, para o relacionamento.
Traição é construída por cada pessoa na relação
A traição não é algo que ocorre de repente. Geralmente, ela é construída, mas de um jeito muito sutil, sendo difícil de perceber.
As duas pessoas da relação vão construindo mentiras e ilusões dentro de si, o que eclode no nível físico, através da traição.
São aquelas pequenas coisas do relacionamento, sobre as quais pensamos: “vou deixar passar essa situação”, “percebi uma coisa, mas é besteira da minha cabeça”. Não é que precisamos ficar encucados o tempo todo com tudo que acontece, mas devemos ficar atentos aos nossos próprios sentimentos e à real intenção por trás de cada atitude.
Por exemplo, muitas vezes deixamos algumas situações passarem por termos medo do outro ficar bravo quando, na realidade, isso é uma traição com a gente mesmo, o que gera uma energia de traição e mentira na relação.
Traição transmite aprendizado aos envolvidos
O aprendizado para quem trai é perceber qual é a sua real escolha: vale realmente a pena esse sentimento de querer se validar através da traição? Por que você acaba colocando em risco a relação com uma pessoa que ama? Essa pessoa precisa refletir o que realmente é importante para ela, o que realmente quer, o que entende por amor de verdade.
Para quem é traído, o aprendizado é reconhecer a sua própria parcela de responsabilidade nesta situação, o que é muito difícil, por causa da dor que carrega. O desafio dessa pessoa é ser mais forte do que a sua dor e olhar com verdade para ver como também contribuiu para que acontecesse. Reflita: por que se envolveu nessa situação? Por que se envolveu com uma pessoa que tinha tendência a trair?
Uma reflexão importante para quem atrai pessoas comprometidas é perceber as suas próprias contradições internas. Quais sentimentos são esses que estão gerando as contradições e que, na vida física, levam essa pessoa a vivenciar um relacionamento com alguém comprometido?
Será que não tem uma parte sua que sente medo de viver uma relação? É muito comum que os que se envolvem com alguém já comprometido falem que querem um relacionamento e não têm medo disso, mas geralmente o temor existe sim, eles apenas não percebem.
A vida não mente. Então, se a pessoa está se envolvendo com alguém comprometido, existe alguma questão contraditória em sua vida. Ela provavelmente tem algum medo de envolvimento. É preciso se abrir para descobrir a origem desse medo, de onde ele vem?
É só pensar que aqueles que estão nesta situação, ao se envolverem com alguém que já é comprometido, acabam tendo um relacionamento, ao mesmo tempo em que não o têm. É preciso entender que a qualidade energética de contradição, antes de tudo, está dentro da própria pessoa, ela apenas não consegue identificá-la.
Afirma querer um relacionamento com uma pessoa não comprometida, mas ela só atrai aquilo que o seu conjunto energético oferece. Ela carrega a ferida emocional da traição, que está interiorizada nela. Além disso, carrega também a energia do querer se envolver com alguém e do medo da traição, o que gera uma contradição dentro do seu conjunto energético, se materializando no mundo físico na forma de um relacionamento com alguém comprometido.

Consulta online com a autora
Gostaria de descobrir e harmonizar os principais desequilíbrios que lhe impedem de ser feliz no amor?
Ceci Akamatsu realiza consultas terapêuticas online que ajudam você a transformar sua vida amorosa.